Sancionada lei de Rafael Prudente

O governador Ibaneis Rocha (MDB), sancionou Lei de  iniciativa do Deputado Rafael Prudente que obriga os hospitais da rede pública de Saúde do Distrito Federal realizarem o teste de mapeamento genético em mulheres com risco de desenvolver câncer de mama. A Lei 6.733/2020, foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta quinta-feira (26).

A Lei estabelece que cabe ao Poder Executivo assegurar todos os recursos necessários à disponibilização do teste genético, que identifica a mutação no gene BRCA às mulheres classificadas em laudo médico como de alto risco de desenvolver câncer de mama.

Segundo Rafael Prudente, dados do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é uma doença que responde por 25% dos novos casos anuais de câncer no Brasil.

“Apesar do medo que o câncer provoca entre os pacientes e familiares, em razão do alto índice de óbitos, a neoplasia maligna tem cura. As chances de vencer a temida moléstia são maiores quando o diagnóstico ocorre no estágio inicial da doença”, disse o deputado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.