Cilindros delimitadores, conhecidos como pirulitos, atrapalham o acesso dos clientes ao comércio

Pirulito2

Dia 17/07 , algumas quadras comerciais do Sudoeste começaram  a receber cilindros delimitadores, conhecidos como pirulitos, para evitar que motoristas estacionem no meio do estacionamento.

A colocação dos delimitadores não agradou comerciantes e usuários.

Alguns comerciantes alegam que a medida evita que carros estacionem entre a parte de cima e de baixo dos estacionamentos, na área de circulação. Outros acrescentam que faltou diálogo antes da medida ser colocada em prática.

Os delimitadores impedem realmente o estacionamento nas duas partes. Se entrar para baixo não podemos alcançar estacionamento de cima e vice-versa. Para Ana Maria Fernandes, advogada, não foi uma boa ideia colocar estes delimitadores.” Se a desculpa foi por causa dos caminhões de entrega, sugiro marcar o horário de 6h às 8h30 para a descarga, quando o fluxo de pessoas no comércio é menor. Os delimitadores impedem também o estacionamento nas duas partes. Se entrar para baixo não podemos alcançar estacionamento na parte de cima. Um horror”, reprova Ana.

Rafael de Arruda Queiroz, bancário, morador das quadras 100

“ A solução dos pirulitos não é boa. Os caminhões de entrega tomam todo espaço, diminuindo as vagas de estacionamento, como vocês estão vendo. É preciso discutir mais com a comunidade para uma melhor saída para o problema,”

José Custódio, bancário aposentado, morador da quadra 102 

“ Foi uma solução equivocado, pois não atende as necessidades dos moradores, devido a redução da quantidade de vagas de estacionamento. Ficar como antes também  não é bom. É um problema que tem que ser melhor debatido mais amplamente.”

Carlos Antônio das Chagas, comerciário

“ Os delimitares atrapalham o fluxo de carros para os usuários e para o desembarque tanto na via, quanto no estacionamento. Poderiam sinalizar o local com cones e aplicar multa.”

Solange Rodrigues, enfermeira

“ Estes pirulitos não ajudam em nada. Perdi uma vaga porque estava do lado de cima e a vaga era na parte de baixo. Tem que ter sinalização no chão e fiscalização para evitar estacionamento na área de circulação.”

 “Ontem(22/08), uma funcionária passou mal e a ambulância do SAMU teve dificuldade para socorrer a paciente com quase nove meses de gestação” . adverte uma cliente da Quadra 301.

Diante da polêmica, consultamos o Detran sobre o assunto. Reproduzimos a resposta do órgão: “A instalação dos cilindros delimitadores faz parte de um teste para impedir o estacionamento irregular no meio da via, que atrapalha consideravelmente a circulação dos carros. Foi uma solicitação da comunidade. Os delimitadores são fixados no chão, feitos de material plástico, mas parafusados no asfalto.”

Apesar do Detran responder a nossa reportagem que a medida foi um pedido dos moradores, nossa reportagem não encontrou nenhuma pessoa que concordasse com a medida.