Notas

Sacolas recicladas expostas na 33ª Expoecos

1-1
Sacolas recicladas expostas na 33ª Expoecos
A Cooperativa de Reciclagem Calliandra, formada por mulheres do Queima Lençol, na região da Fercal, firmou parceria com a Associação de Supermercados de Brasília e participará da 33ª EXPOECO 2015, nos dias 28, 29 e 30 de julho de 2015,com um estande de reciclagem de sacos de cimento. Mais uma oportunidade  para já serem iniciados contatos para a comercialização de sacolas recicladas de sacos de cimento com os supermercadistas do Distrito Federal, em substituição as sacolas plásticas utilizadas atualmente por todos os estabelecimentos comerciais. As Artesãs que trabalham com reciclagem de material como sacos de cimentos formaram a cooperativa através do apoio e incentivo da fábrica de cimento Ciplan Cimento Planalto S/A, que patrocinou na região o projeto Mãe Ambiente.
 A 33ª EXPOECOS deverá reunir, este ano, cercade 100 expositores e um público estimado de 15 mil pessoas. “Os participantes terão a oportunidade de conhecer, antecipadamente, os novos produtos que, em breve, estarão nas prateleiras dos supermercados”, afirma Fagundes. A feira acontece no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília), na capital federal.
Reciclagem
O volume de compras que uma pessoa faz por mês e a frequencia de idas ao supermercado são dois fatores preponderantes para saber qual é o melhor tipo de sacola para cada caso Essas afirmações estão disponíveis no estudo “Sacolas plásticas: consumo inconsciente“. “Devido a essas embalagens terem um baixo valor agregado e também serem muito leves, a separação individual e a reciclagem delas se torna inviável economicamente”, reitera o artigo. Como a reciclagem desse material é difícil, setores da indústria supermercadista se mexeram para estimular iniciativas ambientalmente mais corretas.
No DF, há três anos as sacolas recicladas com sacos de cimento são apresentadas aos supermercadistas, durante a EXPOECOS, possibilitando uma conscientização e uma alternativa eficiente. Uma sacola feita a partir da reciclagem do saco de cimento pode carregar até 20 kgs. Coloridas e em diferentes formatos e tamanhos, elas conseguem ser um diferencial para ir às compras nos supermercados.
Zuleika Lopes-99322442-93280006