Por Kleber Karpov – Diversos membros da blogosfera política do DF, reagiram com críticas, na semana que antecedeu o Carnaval, com a distribuição de publicidade do Departamento de Trânsito do DF (DETRAN-DF), em especial, os vinculados a Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP). Os associados ficaram revoltados com o descumprimento de uma suposta promessa, de contemplação a todos os veículos da ABBP, porém, com um agravante, parte dos sites a receber a publicidade do órgão, estranhamente, ou compõem a cúpula da Associação, ou é de site, também associado, mas ligados a familiar da entidade. Algo que deixou os que têm alto fluxo de acessos, mais relevantes, revoltados.
“Farinha pouca, meu pirão primeiro”?
Alguns associados à ABBP procuraram Política Distrital (PDNews), e, sob sigilo de identidade, questionaram as práticas, da cúpula da entidade. “Karpov, você sabe como as coisas funcionam na associação, o problema não foi nem não ter chegado pra todo mundo, porque depois que começou a reclamação porque a promessa era que todos receberiam, o Tony [ Toni Duarte, ex-presidente e Conselheiro Consultivo – Presidente da ABBP] apareceu, disse que era para ter chegado, que ia verificar e depois disse que os que não tinham recebido, receberiam em uma segunda etapa. Mas depois alguns de nós foram ver quem tinha recebido vimos que além do Tone alguns da panelinha receberam. Você já imagina quais receberam.”, disse o blogueiro ao revelar algo curioso.
“Cara, o Vilela [Presidente da ABBP] recebeu, até aí tudo bem porque ele é o presidente. mas a esposa do Vilela, que a gente sabe, que as agências sabem que quase não tem acesso recebeu e os blogs que tem não receberam. Aí meu amigo, como você costuma dizer, é punk.”, disse o blogueiro.
Números…
A denúncia chamou atenção de PDNews, que monitora números de blogs, desde a fundação há 10 anos, mas em especial, a partir de 2021, quando começou a perceber distribuições ‘desiguais’ a alguns blogs da cidade, em especial a privilegiar alguns ligados à ABBP.
Eventualmente PDNews publicou reportagem sobre números alcançados, organicamente – sem manipulação artificial -, em 22 de novembro de 2023, intitulada, Política Distrital divide liderança de audiência entre blogs que cobrem notícias do DF, em que apontou, naquela ocasião, números de alguns dos principais blogs, ou sites de notícias do DF. Nesse contexto, para situar o leitor, foram analisados alguns sites de notícias vinculados à ABBP, considerados de alta performance em termos de volume de acesso, dentre outros veículos da blogosfera política do DF.
Dos sites avaliados, alguns não foram contemplados com a distribuição da mídia do Detran-DF, anterior ao Carnaval, a exemplo de Tudo OK Notícias e Informa Tudo DF, Bombeiros DF, esse último, com segmentação de produção de conteúdo, totalmente segmentado a público-alvo vinculado à campanha sobre Álcool e direção na trânsito do DF.
Na reportagem em questão, PDNews fez levantamento (21/Nov/2023), a partir de amostragem, de parte dos veículos da mídia alternativa, habilitados junto ao GDF, atualmente estimado em quase 290 veículos, de um universo dos 31 associados à ABBP, para o recebimento de publicidade. A amostragem aferida no SimilarWeb, uma das principais ferramentas de monitoramento de acessos de sites, na ocasião, teve foco prioritário e, aleatório, blogs com mais de cinco anos de cobertura de notícias do DF, entre o período de 01 de maio de 2023 a 30 de outubro de 2023.
Dados esses que colocavam um dos contemplados com a mídia do Detran-DF, o site do ex-presidente e responsável pela ‘articulação política’ da entidade, na quinta posição, quarta dentre os blogs ligados à associação, ao desconsiderar PDNews, no contexto, na segunda posição.
Fonte: Similarweb
A partir das denúncias recebidas, PDNews, voltou a fazer novos levantamentos, relativos aos acessos aos meses de Novembro de 2023 à janeiro de 2024. Dentre os blogs vinculados à associação, a liderança, aparece em Informa tudo DF, com média de 158 mil visitas mensais durante o período aferido, seguido de Tudo OK Notícias com 150 mil e Estrutural Online com 131 mil acessos ao mês. As três primeiras posições, em volumes de acessos, todos preteridos pela campanha em que Radardf.com.br, em primeira posição como parte dos contemplados contabilizou 130 mil acessos ao mês.
Nessa amostragem, Expressão Brasília site de Fernando Vilela, presidente da ABBP, aparece em nona posição, com um média mensal de 30,5 mil acessos mês. O site ligado, a esposa de Vilela, Destaque DF, por sua vez, figurou na 17ª posição, em uma faixa dos que não alcançam média de 5 mil acessos mensais, ao longo dos três meses, aferidos.
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E os números ficam mais ‘distantes, ao se comparar as médias de acessos mensais, com outros sites de notícias do DF, a exemplo de PDNews, não associados à ABBP. Nesse contexto, Radar DF vai à quarta posição, Expressão Brasiliense para a 13ª e Destaque DF para a 21ª posição na média de acessos mensais.
Em família
Fato concreto é que, segundo fontes que denunciam, o problema é mais grave e ocorre há anos: “A associação virou um negócio de família, onde um coloca o filho, outro a filha, outro a esposa e há quem já tenha colocado até cunhado”. Ou ainda, “Tem a filha de ex-presidente, que ninguém nunca viu e que recebe.”, disse outra fonte
Questionado sobre o caso concreto, a fonte confirmou o que outras denúncias recebidas por PDNews apontavam anteriormente. Isso ao relatar nomes de associados e respectivos parentes, que estão a receber publicidade, não apenas do Detran, mas em outros órgãos do governo e da Câmara Legislativa do DF (CLDF). Um ‘esquema’ operado há alguns anos, praticado sobretudo por membros da cúpula da Associação, sob o ‘mantra’ que os associados são empresas devidamente constituídas.
Fontes mais recentes apontam que há denúncia recente ao Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), algo que em apuração de PDNews, o Órgão de Controle confirma acompanhar procedimento vinculado a destinação de verbas publicitárias, “a veículos locais de internet” por parte da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social. “No momento, estão sendo reunidas informações para que a Promotoria avalie se alguma medida deve ser tomada.”, confirmou o MPDFT.
Salada mista
A situação vira uma verdadeira, salada mista, especificamente quando se confronta os dados dos veículos, Expressão Brasiliense, no Detran-DF, vinculado ao site expresssãobrasiliense.com, de propriedade do presidente da ABBP, com os da empresa Destaque DF, vinculada a esposa do gestor da entidade. Isso, quando se compara, por exemplo, as prestações de contas do uso de verbas publicitárias do Detran de 2023, em que a blogosfera da ABBP, amplamente contemplada com publicidade no referido ano, com cadastro de ambas as empresas junto a Secretaria de Estado de Comunicação do DF (Secom-DF).
Isso porque na prestação de contas de Despesas com Publicidade e Propaganda de Utilidade Pública do Detran-DF, a empresa Destaque DF, está vinculada ao CNPJ 14.499.411/0001-88, originalmente, de acordo com dados da Receita Federal, da empresa Resolve Agência de Notícias e Comunicação Ltda. Porém, o domínio destaquedf.com.br, criado em abril de 2019, junto ao Comitê Gestor de Internet do Brasil (CGI.br), o referido domínio está vinculado ao CNPJ 27.770.681/0001-23, que em termos práticos é referente a empresa da Folha Digital Agência de Notícias LTDA, por sua vez, tanto junto ao Detran quanto à na divulgação de veículos alternativos cadastrados junto a Secretaria de Estado de Comunicação do DF (Secom) para 2024, são vinculados ao site Expressão Brasiliense, do domínio www.expressaobrasiliense.com.
O que diz a ABBP
Questionada sobre ser a entidade responsável por elaborar a listagem dos sites a serem beneficiados com a publicidade, no escopo da associação, e eventuais critérios estabelecidos pela entidade, caso confirmasse, a entidade alega que “A Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP), desde a sua fundação em 2014, atua como entidade representativa de sites e portais de notícias com o objetivo de fortalecer os veículos de comunicação sócios da entidade, sempre priorizando o exercício do bom e verdadeiro jornalismo pautados pelos princípios éticos e legais”.
A ABBP, sobre a existência de parentesco entre os membros associados à ABBP, defendeu a isonomia dos sites associados à entidade sob a justificativa que “todos os sites e portais de notícias associados à ABBP são empresas constituídas legalmente, possuem sede na capital federal e são reconhecidas por exercerem suas atividades jornalísticas de forma profissional conforme os critérios estabelecidos em seu Estatuto Social.”.
Sobre a existência de distribuição de publicidades do Detran-DF, previamente negociada com a ABBP, fosse por meio de algum representante direto ou indireto do órgão a entidade esclareceu que “A ABBP nunca esteve reunida com nenhum dirigente ou gestor de órgão público ou qualquer outra instituição públicas ou privadas para tratar de publicidade.” ainda em defesa da instituição, a associação informou que “Vale destacar que à ABBP, legitimamente, promove entrevistas coletivas, que são chamadas de Sala de Imprensa, com autoridades e políticos no âmbito local e nacional, bem como com representantes de entidades de classes e categorias do setor público e privado”.
Em tempos de dengue
Muito embora PDnews tenha plena consciência do papel dos veículos alternativos, fato é que há quem se aproveite da situação para fazer farra com o dinheiro público. E, o que a ABBP aponta não ser ilegal, pode no mínimo representar ser imoral por, com ou sem a conivência do governo, sejam de órgãos estatais ou da Secom-DF, induzir os órgãos a incorrerem contra as bases da Administração Pública, preceitos esses, presentes no artigo 37 da Constituição Federal de 1988 da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Menção essa que se dá por uma simples razão, não resta dúvidas que em nenhum momento a ABBP ou os associados que compõem a entidade, devem ter avisado seja o Detran ou a Secom-DF sobre os sites de parentes, ainda que ancorados por um CNPJ.
Sob essa ótica, PDNews em reportagem recente, intitulada Dengue: culpado não é a população, deputado Rogério Morro da Cruz, mas uma especie de ‘tempestade perfeita’ com vários protagonistas (04/Fev), ressaltou o papel dos veículos de imprensa e da mídia alternativa, para fazer chegar à população, mensagens relevantes ao poder público, em especial à comunidades vulneráveis. A exemplo de campanha recente do GDF, no que tange a atual epidemia da dengue.
Menção essa, não feita por um acaso, uma vez que PDNews, atualmente com cerca de 16 milhões de acessos, ao longo dos 10 anos de existência, mas que ultrapassou a marca dos 15 milhões de acesso, em maio de 2023. Dado esse interessante por três aspectos, primeiro por coincidir com mês em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou o fim da pandemia da Covid-19, segundo porque a gestão do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), no primeiro e parte do segundo ano de mandato, ocorreu praticamente todo com o governo no combate ao coronavírus.
E, finalmente, o terceiro aspecto, se dá, porque PDNews, ao longo do período da pandemia, teve 8,85 milhões de acessos, orgânicos, sem números inflados artificialmente, equivalente a 59% dos acessos, com alcance equivalente a 2,6 milhões de pessoas, ao longo da gestão do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), recebeu e veiculou, ao longo dos três anos de luta contra a pandemia da Covid-19, duas peças, de utilidade pública sobre pandemia, ocasião essa em que, em algum momento, Política Distrital teve que fazer campanha de doação para manutenção do veículo. Enquanto isso, blogs de filhos, esposas e cunhados, faziam festa com o dinheiro público. Certamente, sem ter conhecimento da destinação de tais recursos para tais veículos ‘aparentados’. Algo digno de o MPDFT questionar à entidade, sobre a conduta ética da associação.
O que diz o Detran-DF
Questionado sobre a existência de membros associados à ABBP, com parentesco, a receber publicidade por parte do Detran-DF, algo que ocorreu ao longo de 2023, bem como sobre a interpretação do órgão quanto a legalidade de tais distribuições, em caso de conhecimento. PDNews perguntou ainda se a definição de blogs beneficiados da entidade passa por alguma indicação ou intermediação por parte do Departamento de Trânsito do DF.
PDNews questionou ainda quais critérios o Detran leva em consideração para a concessão de mídias, como por exemplo a quantidade de acessos, ou ainda se utiliza o Cadastro de Veículos Alternativos (CVA), instituído pelo GDF, como método de compliance, em relação a distribuição de publicidades, bem como os critérios adotados pelo órgão.
Por meio da Assessoria de Comunicação, o Detran informou que “a destinação da verba de publicidade segue critérios estritos de transparência e legalidade. O anúncio em veículos de comunicação é realizado de acordo com a relevância e o público-alvo, visando informar a população sobre serviços, campanhas educativas e medidas relacionadas à segurança viária. A gestão reitera seu compromisso com a prestação de contas.”.
O que diz o GDF
Questionados, em 14 de fevereiro, sobre ter conhecimento sobre ter conhecimento sobre a existência de blogs da Associação e sobre haver compreensão de legalidade sobre tais recebimentos, se há intermediação de negociação de publicidade cedido a entidade sobre os critérios estabelecidos para a concessão de publicidades, até o momento da veiculação da matéria, PDNews, não obteve resposta.
Em tempo
PDNews foi por diversas vezes questionado sobre a publicação de tal matéria em decorrência do risco de sofrer retaliação, fosse por parte da Associação ou de seus membros ou fosse, eventualmente, por parte do governo.
Pessoalmente, este articulista tem plena ciência, por ter feito parte da referida Associação, entre 2014 e 2017 (ou 2018), que vai perder amizade pessoas a quem considerou amigos, e eventualmente até ganhar inimigos, mas não teme qualquer retaliação. Por uma questão muito simples. Em relação a entidade, ao longo dos quase cinco anos fora da instituição, salvo raras excessões PDNews fez referências a entidade e espera, que esta matéria seja única e não tenha que se tornar uma série de reportagens.
Em relação ao governo, a premissa é a mencionada, mesmo em relação ao Detran-DF, que em nenhum momento, os órgãos públicos foram informados sobre existências de parentes no escopo da entidade, que em definitivo, não se resume ao atual presidente e sua cônjuge. No mais, sugere que se atentem a fatores se contemplar os veículos, obviamente, com respeito à própria definição da mídia alternativa, que ainda nessa condição, aos que se empenham em fazer um trabalho sério, são responsáveis por alcançar milhares de pessoas
Fonte: PDNews