O procedimento da tosa de pelos é muito importante não apenas para estética, mas para a saúde e higiene do cão, especialmente para determinadas raças. A tosa favorece o bem- estar do pet e por isso é mais frequente nas épocas de calor.
Ela pode ser realizada de duas maneiras: na máquina e na tesoura. A maneira que o cão será tosado depende da finalidade da tosa, tipo de pelo, raça, entre outros fatores. Uma tosa bem feita terá os pelos cortados de maneira uniforme e nivelada, sem a presença de falhas.
O tipo de tosa mais comum é a tosa chamada de higiênica e o nome torna sua utilidade autoexplicativa. Ela consiste em aparar os pelos das patas, focinho, região ao redor da genitália do animal e anus ,diminuindo o acúmulo de sujidade, urina, fezes e saliva, evitando a umidade e o proliferamento de patógenos que causam problemas na pele. A tosa no restante do corpo do animal evita também o acúmulo e embaraçamento do pelos.
O procedimento deve sempre ser realizado por um profissional tosador que siga as normas de higiene e tenha conhecimento sobre os padrões de diversas raças. Leve seu cão a um profissional que seja da sua confiança e da confiança do próprio pet.
Se informe sobre a necessidade da tosa e a frequência da mesma com seu veterinário. Algumas raças não devem ser tosadas, pois trocam de pelo durante o ano.
Como deve ser o local de banho e tosa em um pet shop
Escolher um pet shop ou uma clínica de confiança pode se mostrar uma tarefa difícil, por isso siga algumas dicas antes de escolher o local que vai levar seu pet:
O local deve ser livre de pelo, limpo e bem arejado;
As paredes e pisos devem ser revestidos com material lavável e impermeável;
Os materiais usados no procedimento de tosa devem ser limpos;
Toalhas devem ser esterilizadas e de uso individual;
Deve se oferecer alojamento individual e adequado para cada animal atendido.