Jovens estão cada vez mais propensos a doenças cardíacas

 Arritmia

 Recentemente estudos do Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, comprovaram que jovens, de 20 a 40, estão mais propensos a sofrerem infarto. Na maioria das vezes, esses problemas podem estar diretamente ligados a costumes diários que podem e devem ser modificados. Estresse, ansiedade e preocupação excessiva, sedentarismo, alimentação, tabagismo e obesidade são fatores que contribuem para a doença precoce.

O médico nuclear e diretor IMEB (Imagens Médicas de Brasília), Renato Barra ressalta que esta é uma realidade preocupante, uma vez que, nos jovens, o risco do infarto ser fatal é maior do que em pessoas com mais idade. “Nesses casos, o infarto se torna ainda mais preocupante, porque, diante do acúmulo de placas de gordura na parede das artérias, o coração jovem não possui outras maneiras de defesa como a circulação colateral, comum em idosos”, diz Barra.

No entanto, em todas as idades, os principais sintomas são os mesmos: dores no braço, maxilar ou no peito, tontura, suor frio, náusea e falta de ar. “O infarto tem alguns sintomas identificáveis como uma dor intensa no centro do peito, podendo irradiar para o braço e mandíbula esquerda, suor excessivo, náusea e falta de ar”, ressalta.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), as doenças do coração são a principal causa de morte no mundo. 80% das ocorrências poderiam ser evitadas com medidas simples de hábitos saudáveis, como evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, cigarros e sedentarismo. A prática de atividades físicas e uma dieta balanceada com baixas concentrações de sódio e açúcares ajudam a evitar doenças.

Infarto na juventude – Existem casos de jovens atletas, esportistas e praticantes de atividades de alto rendimento sendo acometidas por infarto, por isso é importante a realização de exames quando estiver praticando atividades físicas. E é importante lembrar que atividades físicas podem ser o início para o infarto, caso a pessoa não esteja por dentro de sua saúde. O ideal é que antes de começar a realizar qualquer atividade física procurar um médico para a avaliação.

Exames recomendados – “Para uma avaliação cardiológica são realizados exames como eletrocardiograma, a monitorização da pressão arterial durante 24 horas, o Holter (que identifica arritmias cardíacas), o teste ergométrico e a cintilografia de perfusão miocárdica”, explica o diretor do IMEB. A clínica, por sua vez, dispõe do exame de Cintilografia de Perfusão Miocárdica, que avalia a chegada do sangue no coração durante uma fase de estresse e outra no repouso, além de avaliar a contratilidade e função do coração, de uma forma segura e não invasiva.

Sobre o IMEB – O IMEB (Imagens Médicas de Brasília) é uma das principais clínicas de Medicina Nuclear e Radiologia do CentroOeste e atua com excelência na área de diagnóstico por imagem. São dez unidades situadas em regiões estratégicas e de fácil acesso no Distrito Federal. Há 29 anos o Instituto é referência em qualidade no atendimento, certificado pela Norma ISO 9001:2008 e acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que visam satisfazer as necessidades dos clientes e oferecer segurança na realização de exames e procedimentos.

Fonte: Proativa