Falta muito para o idoso ser respeitado no Brasil

Dia 1º de outubro é comemorado o Dia do Idoso. Apesar da população no Brasil está envelhecendo, apesar do Estatuto do Idoso completar 20 anos, ainda temos problemas a serem sanados para melhor proteção do idoso.

A lei que concede gratuidade aos maiores de 60 anos nos transportes públicos do DF foi  sancionada recente pelo governador Ibaneis. Uma vitória, comemora alguns, porém muito idoso foi flagrado por nossa reportagem pagando passagem.  Maria da Glória, 62 anos, afirma que não sabia que existia essa lei e agradeceu por ser informada. Maria Helena Medeiros vinha no ônibus do Jardim Botânico para a Rodoviária do Plano Piloto e também não sabia da gratuidade da passagem.  Assim como elas, diversos idosos afirmaram que não assistem jornal na TV e não sabiam da lei.

Concluímos assim, que o GDF tem que colocar avisos nos ônibus para que os idosos maiores de 60 anos saibam do seu direito. A lei que tinham em  mente  era a federal que contempla idosos maiores de 65 anos, o que não é o caso dos idosos de 60 a 64 anos.

Outro problema que observamos que gera muita reclamação, é a quantidade de vagas exclusivas para idosos. Muitos idosos afirmam que a quantidade de vagas para idosos é pequena em relação aos portadores de deficiência. ” Sempre que vamos ao comércio, as vagas de portadores de deficiência estão vazias e as de idosos lotadas. Não seria o caso diminuir a quantidade dessas vagas? Parece que a população idosa do DF aumentou muito nos últimos tempos, esclarece o aposentado Valter da Gama, morador do Cruzeiro.

O Detran nos informou que dois por cento das vagas são para os portadores de deficiência e cinco por cento para os idosos. A sugestão do senhor Valter continua valendo, alerta o site DF em Destaque.

 A observância da prioridade para os idosos nas filas do comércio do DF  é outro problema: os mais jovens muitas vezes não respeitam essa prioridade, ficando o idoso a reclamar da não respeitabilidade da lei. Muitas vezes, apesar das placas, alguém tem que alertar o mais jovem.

Vamos continuar observando o que não está sendo respeitado dentro do estatuto para alertar nossas autoridades.