Como cuidar do seu pet na época do frio

O frio pode afetar os pets. Patas, narizes e orelhas precisam de atenção especial. Pet molhado e tremendo de frio é doença certa!

Algumas dicas para manter seu pet saudável durante o período frio:

Para quem tem cães de guarda ou cães que fiquem fora de casa é necessário ter ou construir um abrigo seguro para protegê-los do vento, chuva e frio. Independente do material, as casinhas de cachorro devem estar dispostas de forma a não receber rajadas de vento. Da mesma forma, é interessante observar a incidência da luz solar sobre a casa para que ela receba a maior quantidade possível de raios de sol durante o dia.

Verifique se existem goteiras na casa de seu pet, elas podem comprometer o conforto térmico do local. Se o animal usa cobertas, estas devem ser trocadas semanalmente, elas auxiliam manter a saúde da pele e pelos do animal. Nunca deixe as cobertas molhados.

No período de frio é bom aumentar um pouco o porte energético do cão que dorme fora de casa, mas pergunte ao veterinário sobre o estado corporal de seu cão antes de aumentar a quantidade de ração.

Roupas

Se seu cão aceitar roupas no inverno, parabéns, mas jamais deixe-as molhadas sobre o corpo dele. Se você tem um gato que tem livre acesso à rua, tenha em casa um local aquecido pronto para recebê-lo. Se possível, permita a ele passeios mais curtos nessa época e isso vale também para os cães. Algumas pessoas acostumaram seus pets a caminhar com sapatilhas especiais que protegem as patas da umidade e do frio. Mas se seu cão não se adaptou, corte os pelos entre os dedos das patas mais curtos, isso facilita a secagem quando o animal voltar para casa.

Para os animais que ficam dentro de casa, na hora de sair, é bom fazer uso de vestuário adequado e não precisa aumentar sua

 

.