A história do Ciman começou em 1971. Cheguei em Brasília em 1970 para fazer o terceiro ano Científico e preparei-me para o vestibular da UnB, para Engenharia Civil. Fui aprovado. Para sustentar-me em Brasília, junto com um grupo de estudantes criamos um cursinho, o Ciman – Curso Integral de Madureza da Asa Norte. Hoje o curso não é madureza e nem é na Asa Norte. Esse cursinho era um meio de sobrevivência desses estudantes (éramos sete de vários cursos).
Colei grau em junho de 1975 em Engenharia, comecei a trabalhar como engenheiro. Fui engenheiro no Dasp, órgão que fazia as obras do Governo Federal em Brasília. O cursinho continuou funcionando.
No ano de 1979, entendi que poderíamos fazer mais para a comunidade: oferecer um Colégio Ciman. Então naquela época já tinha Ciman em Sobradinho, Núcleo Bandeirante, também na Polícia Militar. Tínhamos um ponto na Polícia Militar.
A decisão era onde colocar o Colégio Ciman. E a escolha foi o Cruzeiro Novo. Funcionávamos num barracão, na Quadra 501 e entramos com um pedido junto a Terracap para uma venda direta de um lote, fizemos a negociação e compramos o lote no Cruzeiro Novo, onde edificamos o primeiro Colégio Regular Ciman. Foi inaugurado em 9 de março de 1981.
E aí começa a história do Colégio Ciman e do Curso Ciman. Continuamos com o cursinho, supletivo, pré-vestibular e implantamos o Colégio Regular Ciman.
Trabalhamos de forma bem determinada, com muita dedicação, sempre com o foco na qualidade de ensino. Sempre primamos para que nossos alunos tivessem além do conhecimento, que é a função da escola, aprendessem valores.
O Ciman trabalhou e trabalha com os valores chamados de competências técnicas e comportamentais. Não adianta a gente formar os melhores profissionais sem que eles não tenham os valores que são importantes no nosso dia a dia, como respeito, solidariedade, competência, enfim um ser humano integral.
A nossa caminhada continuou nas décadas de 80, 90, quando entendemos que poderíamos aumentar a nossa oferta de serviço, já que as instalações físicas do Colégio Ciman eram limitadas. Excelente escola. Até hoje temos o maior carinho e dedicação pelo Ciman do Cruzeiro, mas precisávamos de mais espaço. Entramos numa licitação na Terracap e adquirimos o terreno aqui da Octogonal, de 20 mil m², onde construímos esta escola, onde temos conforto e segurança bem diferenciados.
Na nossa caminhada pela educação, sempre procuramos trabalhar de forma sempre presente. É diferente termos uma escola familiar e uma escola de rede. Na escola de rede, a gestão do proprietário está longe da unidade e a escola tem que fazer o que a Central determina. A nossa escolha foi diferente. Já poderíamos ter nos transformado em escola de rede, mas não é a nossa escolha. A nossa escolha é esse trabalho presencial, corpo a corpo. É um trabalho bem individualizado.
As pessoas que formam a nossa equipe, muitas já estudaram no Ciman, trabalharam no Ciman. Enfim, temos muito cuidado na seleção de nossa equipe, para que incorporem os princípios da escola, esse tratamento individual que damos família, a alunos, á comunidade escolar.
Resumidamente é essa nossa história e nessa caminhada. Nós estamos completando 50 anos de existência. Pouquíssimas empresas no nosso País conseguem chegar ao quinto ano de existência. Isso se deve a muito trabalho, ao projeto pedagógico diferenciado, a uma equipe escolhida a dedo. Nesse momento só temos que agradecer a Deus por sempre estar nos orientando, agradecer a nossa equipe que sempre caminhou ao nosso lado de forma positiva e principalmente agradecer as famílias que nos escolheram e nos escolhem como parceiros nessa nobre missão de educar e confiam no nosso trabalho.
Tanto é que hoje já estamos na terceira geração. O pai estudou, o filho estudou, agora o neto está estudando. Nos sentimos muito honrados quando vemos um neto de um ex- aluno aqui nos corredores da escola, quer seja no Cruzeiro, quer seja na Octogonal.
Nossa meta e perseverança são nosso desejo para que tenhamos muito e muito anos pela frente, para que continuemos atendendo a comunidade da melhor forma possível, que nós continuemos integrados à comunidade.
O Ciman é uma escola que seu espaço físico sempre esteve e está à disposição das nossas comunidades: Cruzeiro, Octogonal e Sudoeste.
O que a gente pede ao chefão lá de cima que nos dê saúde, nos dê determinação, nos dê sabedoria para nos continuarmos fazendo o melhor para essas crianças que aqui chegam e pra que a gente deixe essas famílias sempre com um reconhecimento positivo do nosso trabalho. Isto é muito bom, isto nos engrandece, nos honra e é nossa obrigação sempre fazer o melhor.
Hoje o Ciman atende a comunidade da Educação Infantil ao Ensino Médio. Temos o Ciman integral, o aluno fica o dia todo na escola. Essas opções toda são para facilitar a vida da nossa comunidade. A família tem a escolha de começar lá com dois anos. A maioria fica conosco 15, 16 anos. O Ciman sente-se honrado em oferecer o que a comunidade precisa.
Custo benefício baixo
Temos mais de 300 colaboradores. O valor da mensalidade está vinculado ao custo operacional, à qualidade de ensino, ao valor da hora aula, aos diferenciais da estrutura física, dos equipamentos oferecidos. Tudo isto gera custo. Contamos com arena, piscina, campo de futebol society, parquinho, parcão. Tudo isto é custo de implantação e custo de manutenção. Aqui temos o privilégio de oferecer tudo da melhor qualidade, com muito conforto, com muita segurança. Nossas mensalidades estão abaixo das escolas do mesmo porte.
Recompensa para todos
Temos o privilégio de termos milhares de alunos espalhados nas mais diversas áreas no Brasil e no Mundo. Ajudam sua família, sua comunidade, sua cidade, seu País.
Trabalhamos para dar o conhecimento e fazer com que essas crianças, esses jovens desenvolvam essas competências comportamentais tão necessárias nesse mundo tão agitado de hoje. Pessoas do bem, pessoas solidárias, pessoas que têm objetivos nobres. Por isso, muitos alunos não querem sair da escola. Os alunos entram no infantil e saem no Ensino médio ou entram no fundamental 1 e saem no Ensino Médio.
Primeiro, procuramos ter uma escola bonita, uma escola diferenciada, agradável, uma escola com todos os recursos pedagógicos, tecnológicos. A nossa proposta pedagógica é desenvolvida por pessoas competentes.
No Ciman temos a parte humana que junto a parte de recursos tecnológicos de recursos se completam. O aluno para aprender tem que gerar uma autoconfiança, ele tem que gostar do ambiente, na sala de aula, na escola. Procuramos atividades diversas. O aluno sente-se numa família ampliada. Respeito e solidariedade são trabalhados.
Temos uma frase que é usada nos dois colégios: Liberdade com respeito, disciplina e responsabilidade. Se todos nós, crianças, jovens e adultos vivenciarmos isso, o ambiente onde estivermos será de paz, de amor, de respeito, quer seja familiar, quer seja profissional, quer seja de lazer.
Os alunos gostam de estar no Ciman. As aulas acabam, eles querem ficar no Ciman. Eles vêm nas férias para matar a saudade. Isso nos enche de orgulho.
Nesse ano de pandemia, percebemos mais ainda essa importância da escola na vida dessas crianças, dos jovens e das famílias.
Pra nós é bom saber que prestamos um serviço de qualidade para a comunidade. Procuramos proporcionar às famílias momentos com os professores. Investimos semanalmente. Temos atividades como a Festa da Família e várias datas para fazer a integração com as famílias.