O nosso PET requer cuidados, muito mais que dar água, comida, brincar e levar para passear. As condições de higiene dele fazem a diferença na sua saúde e tem que ser um hábito diário.
Os hábitos de higiene vão do banho, aos cuidados com os dentes, o combate às pulgas, carrapatos , a limpeza do local onde vive e rouparia que ele utiliza.
O nosso PET pode tomar banho a partir de um mês e meio de vida, em casa ou no pet shop. Com essa idade, entende-se que ele está com a vacinação em dia. Deve-se observar, porém, o clima para se usar água morna ou com temperatura ambiente e os produtos específicos para ele, além de ter cuidado com as orelhas. Estas devem ser protegidas com chumaço de algodão para a água não entrar, evitando o surgimento de otite.
Na época do frio, existem produtos de higiene animal para driblar o banho propriamente dito e deixar o peludo limpinho, como as toalhas umedecidas, que juntamente ao spray para a retirada dos resíduos ao redor dos olhos ou do limpador de patas e partes íntimas, prolonga o tempo que ele tenha de encarar o chuveiro.
A higiene da boca
Mesmo que muitos bichinhos não gostem, é importante que uma vez por dia seja feita a escovação dos dentes, para evitar o tártaro e problemas na gengiva, que ocasionam diversas doenças. No mercado para pets há escovas de dente em diversos tamanhos, além de cremes dentais com sabores de frutas, frango ou carne. Mas a escovação só deverá ocorrer a partir do 5º mês de vida, quando a dentição já está trocada. Leve o seu pet ao veterinário, para que ele avalie as condições e veja se não há a necessidade de ser feita a limpeza de tártaro.
Pulgas e carrapatos
O combate às pulgas e carrapatos devem ser indicados por um veterinário, pois cada caso é um caso e seja gato ou cachorro, o porte, a raça, o peso e o seu estilo de vida influenciam na escolha e no meio que será utilizado para a erradicação deles.