No dia 1º de outubro comemorou-se o dia nacional e internacional do idoso, cujo objetivo é a valorização da pessoa idosa e a garantia de seus direitos. Na mesma data, Lei nº 10741 criou o Estatuto do Idoso que concede garantias e benefícios a quem já passou dos sessenta anos. As comemorações, debates e fóruns para implementar mais concessões para quem está na melhor idade estão previstos para todo o mês de outubro. No dia 5 acontecerá o I Fórum Distrital de Envelhecimento Ativo na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Industrial – CNTI
O Fórum, está previsto para 150 (cento e cinquenta) foristas, bem como compreenderá 01 (uma) palestra e 05 (cinco) grupos temáticos que têm por objetivo específico nortear, aprovar e propor as diretrizes e ações a serem implementadas no âmbito do Distrito Federal por intermédio do Plano Distrital para o Envelhecimento Ativo. Destaca-se que os grupos apresentarão sugestões de ações para compor a minuta do Plano supracitado conforme os seguintes temas: assistência social, educação, esporte, cultura, lazer, saúde, acessibilidade, transporte, família, habitação, direitos humanos, enfrentamento à violência, segurança, trabalho e previdência social.
Segundo Márcia de Alencar, secretária-adjunta da pasta que cuida dos idosos, cumpre ressaltar que para a construção da minuta do Plano Distrital para o Envelhecimento Ativo foram registradas as demandas e propostas levantadas em conferências, oficinas e diálogos de direitos humanos da pessoa idosa, os quais tiveram como participantes idosos do DF, dirigentes de Centro de Convivência para o Idoso, bem como a rede de atendimento à pessoa idosa. “ Salienta-se, também, que as demandas e propostas colhidas não só subsidiarão a construção do Plano Distrital para o Envelhecimento Ativo mas servirão também como fundamento para a realização da próxima Conferência Distrital dos Direitos da Pessoa Idosa”, revela Alencar.
Um Fundo do Idoso também será criado pelo Governo de Brasília que visa propiciar ações mais efetivas para melhorar a vida dos idosos, como destinar verba, através do fundo para a “Creche de Idosos”, que o Lar dos Velhinhos Maria de Madalena, localizado no Núcleo Bandeirante, pretende implantar em 2018. Ou seja, os idosos passam o dia no lar com atividades recreativas e de integração, das 7 às 19h e logo após retorna para o seu lar. “A medida visa diminuir a sensação de abandono e de ser sempre deixado de lado que todo idoso tem”, justifica Júnior Faleiro, diretor do Maria de Madalena.
A “Caravana do Idoso”, atividade que tem como objetivo levar a diversas regiões administrativas do DF orientações e informações sobre a rede de atendimento a pessoa idosa no Distrito Federal, com a oferta de diversos serviços no local. O evento ocorreu dia 25/9 na Associação Recreativa do Cruzeiro – ARUC.