As festas de final de ano são sempre um momento de alegria e celebração, mas para os proprietários de pets é também uma época de muitas dúvidas e preocupações.
Se você tem um cão de pequeno ou médio porte sociável, muito ligado a família as melhores opções são: levá-lo junto, deixá-lo na casa de algum amigo ou parente próximo, pedir para que alguém de confiança cuide dele diariamente na sua própria casa (de preferência duas vezes ao dia), levá-lo para um pet shop com serviço de hotel.
Se seu animal for de médio ou grande porte e não for acostumado a andar de carro, o melhor é pedir para que alguém de confiança cuide dele diariamente na sua própria casa.
Para os gatos, a opção é deixa-los em casa com alguém para colocar comida e água. A viagem e a mudança de ambientes são fatores muito estressantes para os gatos e os deixam mais susceptíveis a acidente como quedas em sacada, brigas com outros animais, fugas ou atropelamentos. Jamais deixe seu gato em um hotel para animais.
Outro problema frequente são os fogos de artifícios. Os cães e gatos têm a audição muito aguçada, assim, o som dos fogos é muito incômodo e assustador para eles. Em casos extremos os cães podem ter crises convulsivas, se automutilarem ou destruírem objetos na casa. Uma boa opção são os florais para cães, eles são encontrados em pet shops. Se seu cão tiver fobia de fogos de artifício procure um médico veterinário, pois provavelmente haverá necessidade de usar medicações mais fortes nesse período.
Na época das festas de final de ano não podemos mudar a dieta dos pets. Alimentos como chocolate, cebola, uvas, bebidas alcoólicas e carnes gordurosas são muito perigosos para eles e podem levar a graves quadros de diarreia, vômito e intoxicação. Mantenha a ração que seu pet está habituado e evite dar petiscos.
Ao tomar estes cuidados básicos podemos garantir um 2018 bem promissor para nossos pets.
Enviem fotos de seus pets para o E-mail franciscapautas@gmail.com .Vamos publicá-las.