Dicas para reduzir a ingesta do sódio no dia a dia

 

É sempre importante lembrar que, para um controle rigoroso e preciso, um profissional Nutricionista pode ser consultado para prescrição de uma dieta personalizada.

A saúde cardiovascular deve sempre ser abordada de uma forma multiprofissional, com importantes contribuições de diversas áreas.

1. Prefira carnes frescas às processadas e enlatadas. Carnes vermelhas e brancas frescas contêm sódio naturalmente, mas essa quantidade é muito inferior ao sódio que é adicionado durante o processamento de produtos como bacon ou presunto. Se um alimento pode ser conservado bem na geladeira por dias ou semanas, é um indício de que seu conteúdo de sódio possa ser muito elevado.

2. Escolha frutas e vegetais frescos, uma vez que contêm um nível de sódio muito baixo.

3. Comece a ler as informações nutricionais nas embalagens dos alimentos. O conteúdo de sódio sempre está descrito. Algumas vezes altos níveis de açúcar em um produto podem mascarar seu alto conteúdo de sódio, sendo importante verificar a sua quantidade em qualquer alimento.

4. Compare marcas diferentes do mesmo alimento e opte por aquele com menor conteúdo de sódio, uma vez que essa quantidade pode variar imensamente entre diferentes marcas.

5. Prefira temperos e molhos que não contenham sódio em sua composição.

6. Quando disponíveis, prefira versões com baixo conteúdo de sódio ou sem sódio do mesmo produto.

7. Evite alimentos “instantâneos” (como sopas, macarrões e alguns tipos de arroz), pois costumam conter elevadas quantidades de sódio.

8. Se precisar comer em restaurantes, pergunte se existem versões com menos sódio dos alimentos ou peça para que não seja adicionado sal ao seu prato. Cuidado com alguns molhos que possam conter muito sódio e, sempre que possível, peça que venham à parte.

9. Evite usar o saleiro em suas refeições.

10. A preferência por sal é um hábito que pode ser desaprendido. Geralmente leva de 6 a 8 semanas para readaptarmos nosso paladar a comer alimentos com quantidades muito menores de sal, mas uma vez que isso é atingido, alimentos com altos níveis de sódio como batatas chips serão rejeitados por parecerem muito mais salgados

Dr. Lucas Miranda
CRM-DF 16401
Cardiologista Especialista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia – RQE 14481
Especialista em Clínica Médica – RQE 14480