Robério Negreiros quer campanha para combate e conscientização a Síndrome de Burnout

O deputado distrital, Robério Negreiros (PSD/DF), apresentou, nesta quarta-feira (6), um projeto de lei que cria a campanha distrital de combate e conscientização à Síndrome de Burnout, a ser realizada anualmente na semana do dia 15 de outubro. A finalidade da proposta é conscientizar e apontar possíveis soluções ao transtorno. A Síndrome de Burnout é uma doença psicológica caracterizada pela manifestação inconsciente do esgotamento emocional e se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.

O sintoma típico da Síndrome de Burnout é a sensação de esgotamento físico e emocional que se reflete em atitudes negativas, como ausências no trabalho, agressividade, isolamento, mudanças bruscas de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, lapsos de memória, ansiedade, depressão, pessimismo e baixa autoestima.

De acordo com pesquisa realizada pela International Stress Management Association (Isma), 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores brasileiros sofrem com o problema. Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais e mulheres que enfrentam dupla jornada correm risco maior de desenvolver o transtorno.

Para o deputado Robério Negreiros, o tratamento para a doença é variável, podem ser iniciados a partir de fitoterápicos, fármacos, intervenções psicossociais, afastamento profissional e readaptações. “É importante ressaltar que a Síndrome de Burnout é diferente da depressão, pois a doença está diretamente ligada com a situação de trabalho, enquanto a depressão está relacionada com a vida da pessoa”, lembrou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.