O Partido Socialista Brasileiro do Distrito Federal (PSB-DF) realizou neste sábado (9), a segunda edição do projeto “DF em Debate” com a proposta de ouvir a população sobre as principais deficiências na prestação dos serviços públicos oferecidos pelo governo local. O intuito é colher ideias que possam auxiliar na formulação de políticas públicas para um plano de governo a ser apresentado pela legenda, em abril de 2014, para as próximas eleições.
O evento contou com a participação do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), de representante da Rede Sustentabilidade e do presidente regional da legenda, Marcos Dantas, de autoridades e de outros convidados. Os encontros itinerantes, seis no total, foram idealizados e são patrocinados pela Fundação João Mangabeira (FJM), entidade ligada à sigla socialista, representada no evento pelo presidente Carlos Siqueira.
O debate foi realizado com a participação de cerca de 250 moradores de Paranoá, Itapoã, Varjão, Planaltina, Sobradinho, Sobradinho II, Fercal e Grande Colorado. Divididos por grupos temáticos, os participantes discutirão a qualidade da prestação de serviços públicos em saúde, educação, segurança, cultura, cidades (planejamento urbano, transporte e infraestrutura) e desenvolvimento econômico.
A proposta do “DF em Debate” é reunir moradores, lideranças comunitárias, representantes de movimentos sociais, acadêmicos e especialistas para debater, por meio de painéis e salas temáticas, as dificuldades enfrentadas rotineiramente pela população. Outros setores, como meio ambiente, infraestrutura, ciência e tecnologia, esportes e lazer, também serão abordados de forma transversal, com o intuito de integrar a análise sobre cada temática.
O PSB, desde o início do ano, trabalha com 12 núcleos temáticos responsáveis pela construção de diagnóstico sobre a realidade das cidades do Distrito Federal. De lá pra cá, mais de 300 especialistas (entre acadêmicos e profissionais diversos) integram os grupos e estudam a criação de alternativas e soluções para melhorar a qualidade de vida dos moradores.
DF em debate
Outros dois encontros itinerantes serão realizados, em novembro e março de 2014, no Gama e em Taguatinga. O partido e a Fundação promoverão ainda seminário com os segmentos sociais atuantes no PSB e o “Seminário Distrital de Sistematização”, em abril do próximo ano. Na ocasião, será apresentado o plano de governo proposto pelo PSB.